Baseado em imagens de satélite, é possível prever uma PEG se formando no hemisfério norte do planeta, o que pode afetar fortemente as áreas de produção de grãos no mundo todo.

Nesta imagem, podemos observar a configuração de uma dinâmica de temperatura no Canadá e norte dos Estados Unidos.

Na próxima imagem, com base nos dados da NASA, a agência espacial norte-americana, podemos observar as variações nos últimos 400 anos, com os períodos em que as oscilações de temperatura na Terra causaram a foramção de PEGs (Pequenas Eras do Gelo) e grandes secas.

PEG – Pequena Era do Gelo – Entenda o fenômeno

Este fenômeno se dá pela ciclo de atividade solar atingindo um mínimo de potencial atingindo esta área do planeta, como podemos entender pelo movimento cíclico na imagem acima. O número de manchas solares na imagem abaixo mostram seu enfraquecimento, sinalizando uma formação do que é conhecido na meteorologia como Pequena Era do Gelo, que ocasiona na prática em um frio intenso na parte norte, e fortes chuvas em algumas regiões contrastando com seca em outras, na parte sul.

Impactos da PEG para a economia real

Uma queda de temperatura que pode levar 18 meses de consequências graves para a agropecuária mundial. A partir de agora, a produção de comida no mundo devido a esse esfriamento mais radical no hemisfério norte do planeta, tende a ser prejudicada, o que tende a uma forte elevação de preços, refletindo numa queda profunda no desempenho produtivo entre 3 a 4 anos.

No sistema financeiro mundial, os Bancos Centrais deverão aumentar rapidamente as taxas de juros para combater a inflação, sendo o risco maior o de estouro de bolhas geradas por excesso de liquidez.

Estas e outras informações para poder se planejar e produzir com mais eficiência contando também com estudos políticos e econômicos você fica sabendo melhor contratando minhas palestras! Saiba mais em www.migueldaoud.com.br.

 

COMPARTILHAR
Contrate Miguel Daoud para seu evento. Palestrante de política e economia com especialização em agronegócio. Formado pela Escola Superior de Administração de Negócios pela Universidade Católica de São Paulo - PUC. Apresentador e comentarista com experiência televisiva em emissoras como Canal Rural, Rede Globo e Globo News. Saiba mais em http://migueldaoud.com.br.