O agro é o carro chefe do Brasil, e precisa de melhores condições para que o produtor rural seja mais eficiente e melhore sua renda, trazendo maior competitividade para o Brasil. Tudo passa por uma reestruturação que simplifique a tributação, desburocratize o sistema brasileiro e melhore questões de logística e segurança.

Em minhas palestras, além de mostrar e explicar gráficos dos mercados, principalmente de soja e milho, sinalizando ao produtor o que fazer e como se programar, também falo sobre as questões políticas e econômicas do nosso país e o que as novas decisões que vão sendo tomadas pelos políticos influenciam na vida do produtor rural – saiba como contratar minha palestra clicando aqui – e por além de estudar o mercado, a política e a economia em si, estar perto do produtor no dia a dia quando estou presente nos eventos, ouvir e entender quem produz, me deixa claro o caminho que precisamos percorrer para melhorar a situação tanto do país quanto de quem produz.

O agronegócio brasileiro tem demonstrado que 2017 pode ser mais um ano de recorde nas exportações, segundo indicam pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. De janeiro a setembro deste ano, o volume embarcado cresceu 5,7% quando comparado ao mesmo período de 2016. Os preços em dólar também subiram, 8,3% nesse período. Com isso, as exportações do agronegócio nacional atingiram o valor de US$ 74 bilhões, 9% acima do observado de janeiro a setembro de 2016. Em termos de faturamento em moeda nacional, contudo, o crescimento foi de apenas 1,2%, limitado pela valorização de quase 12% do Real nesse período.

Isso tudo com os diversos problemas que temos no Brasil. O produtor rural brasileiro é um guerreiro incansável, e merece condições muito melhores para produzir melhor.

Logística

É preciso viabilizar a expansão férrea no Brasil e melhorar a malha asfáltica próxima das regiões produtoras para que os produtores consigam escoar suas safras e transportar para os grandes distribuidores que vão dar vazão para o mundo. Para isso acontecer, precisamos de gente que crie condições de empresas de infraestrutura atuarem no país, trabalhando questões de remuneração e implantação. Não é possível que em 2017 as condições para o produtor sejam tão precárias. Precisamos de soluções urgentes, também para melhorar as armazenagens e combinar uma logística eficiente e de baixo custo para o produtor. Isso vai nos tornar um país muito mais competitivo no mundo!

Custos e taxas

O produtor precisa ter um acesso melhor aos insumos, grãos de qualidade internacional, e um financiamento justo para adquirir todos os equipamentos para produzir mais gastando menos. Além disso, o velho pesadelo brasileiro da burocracia extremamente onerosa precisa acabar também no agro! O produtor precisa ter melhores condições para plantar e colher! Precisamos de gente na política que crie e vote leis que facilitem e desburocratize todos esses meandros trazendo mais transparências nas negociações e melhorando a competitividade do agro brasileiro!

Segurança no campo

Além do produtor ter sim o direito de se defender, defender sua propriedade e sua família, precisamos de entidades e políticos que pressionem as questões de proteção ao produtor rural nas questões de invasões como do MST e também para flexibilizar as falácias nas questões indígenas. O país não pode ser prejudicado por questões ideológicas distorcidas.

É isso que acredito e defendo para que todos os produtores possam produzir mais e melhor! Você concorda? Vamos conversar sobre isso! Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos produtores! E para conversarmos no WhatsApp, mande uma mensagem com seu nome e localização para (11) 97358-1051. Em defesa do produtor rural! E para contratar minha palestra, visite meu site e saiba mais ou envie e-mail para assessoria@migueldaoud.com.br.

 

COMPARTILHAR

Contrate Miguel Daoud para seu evento. Palestrante de política e economia com especialização em agronegócio. Formado pela Escola Superior de Administração de Negócios pela Universidade Católica de São Paulo – PUC. Apresentador do Canal Rural com participações em jornais da Rede Globo e Globo News. Saiba mais em http://migueldaoud.com.br/palestra-agronegocio/